Digg

Digg

Com sua versão 2.0 lançada em 10 de julho de 2005, o "digg" se tornou um fenômeno da web, embora ainda não seja nada popular no Brasil.

Mas o que é o "digg"? Bom, se trata de um portal de notícias, porém com uma enorme diferença, o editor é o próprio usuário.

Funciona da seguinte maneira, alguém está navegando na Web e encontra um arquivo que julga interessante. Ele adiciona no "digg", acrescentando um pequeno resumo dizendo do que trata o artigo. Logo após adicioná-lo, o artigo estará numa página do "digg", onde milhares de pessoas irão ler e apertar "digg it" (caso achem interessante e útil), dessa maneira, quando este artigo atingir um certo número de "diggs"🙂 ele será adicionado à página inicial do site, tendo mais visitas ainda e se tornando mais popular. A idéia do site é fantástica, e ainda permite que os usuários adicionem comentários acerca da notícia em questão, tornando o "digg" uma grande comunidade.

Como toda comunidade que se prese, o "digg" permite estabelecer relações entre os usuários. Dessa maneira, ao adicionar alguém como seu amigo, os artigos que essa pessoa apertar "digg it", aparecerão na sua página inicial, à direita.

Digg1

(Clique na imagem para ampliá-la)

Para estimular os usuários, o site possui também um sistema de rankings de usuários e de notícias, criando um certo desafio entre os usuários.

Como era de se esperar, o site é feito quase inteiramente com elementos da Web 2.0, tornando a experiência muito mais divertida e prática.

Como era de se esperar o site conta com uma absoluta maioria de americanos e pessoas de idioma inglês, sendo poucos os brasileiros. Talvez isso faça com que o serviço seja pouco atrativo pra grande parcela dos brasileiros, já que a maioria dos artigos são em língua inglesa.

Prós:

Pros Design leve e eficiente;

Pros Interatividade com amigos e com as próprias notícias;

Pros Web 2.0;

Pros Velocidade.

Contras:

Contra Artigos em sua quase absoluta maioria em inglês;

Contra Poucos brasileiros.

Avaliação Final:

5Stars

Recomendadíssimo a todos!

2 respostas para Digg

  1. […] A AOL lançou hoje, o novo Netscape.com (beta.netscape.com), um verdadeiro clone do Digg, só que com muito, mas muitos ads (banners, etc). O novo site possui notícias mais variadas que o Digg (o qual é mais focado em tecnologia), além disso, a AOL se aproveitou do tráfego massivo de usuários, o que tornará o serviço bem interessante (já que esses sites se baseiam no voto do usuário, portanto, quanto mais usuários tiver, mais "divertido" e eficiente o serviço se tornará). […]

  2. […] A AOL lançou hoje, o novo Netscape.com (beta.netscape.com), um verdadeiro clone do Digg, só que com muito, mas muitos ads (banners, etc). O novo site possui notícias mais variadas que o Digg (o qual é mais focado em tecnologia), além disso, a AOL se aproveitou do tráfego massivo de usuários, o que tornará o serviço bem interessante (já que esses sites se baseiam no voto do usuário, portanto, quanto mais usuários tiver, mais “divertido” e eficiente o serviço se tornará). […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: